quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Relatos finais de minha experiência com as mudas



Em nossa ultima aula do componente Experiência do sensível, efetuamos a atividade da parodia, relatos sobre as mudas e descobrimos enfim que planta estávamos cultivando (Eucalipto).
Minhas mudas ficaram em vasos separados, coloquei musica clássica e mantive um dialogo curto, faltou mais dedicação para seguir a proposta do professor Andreí, que seria relacionar seu desenvolvimento através do tratamento e atenção dada a cada muda.
Como podem observa nas fotos, a T1 teve um desenvolvimento curto e pouco perceptível, a T2 que dediquei mais atenção continuam em crescimento.


T1

T2

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Visita técnica à Cachoeira- BA












No dia 14/ 08 partimos rumo a cidade de Cachoeiro no Recôncavo baiano, com objetivo de agregar saberes.
No ponto principal era conhecer a história da irmandade da boa morte, que é uma manifestação cultural de resistência a perseguição policial contra o candomblé e  empoderamento de mulheres afrodescendentes e suas conquistas com a libertação de escravos e inserção desses negros, e negras na sociedade “burguesa” do Recôncavo Baiano.
A festa é celebrada com muita elegância e fé, com missas solene, procissões, manifestação cultural do candomblé, comidas típicas, barracas de artesãos e muito samba de roda. O terreiro faz seus “trabalhos” e “obrigações” com rituais e culto a eguns, vonduns e orixás, mantendo a identidade da cultura afro.
Na oportunidade, visitamos pontos turísticos, a comunidade quilombola em São Francisco do Paraguaçu e o museu da samba em Santo Amaro.
Agradeço a professora Gilmara e responsáveis, pela oportunidade de conhecer uma cultura, até então, desconhecida por mim, agregando enriquecimento religioso, étnico e histórico. Gratidão e até a próxima Cachoeira.