"Escolher uma folha numa planta ou numa árvore, observa-la, descrever por escrito sua forma, suas dimensões, suas cores, o modo dela se articular com as outras, com a totalidade da planta ou da árvore, desenhar seu contornos (somente seus contornos), desenhar suas nervuras (somente suas nervuras). Investigar os usos potenciais dessa folha. Observar seus movimentos no vento e reproduzi-los com seu corpo. Com seus colegas criar um balé de folhas ao vento".
Folha de amendoeira
A atividade propôs que escolhêssemos uma folha de uma árvore, e que escrevêssemos a respeito de suas formas, dimensões, cores, o modo de se articular, entre outros aspectos. E que desenhássemos seus contornos, nervuras e investigar os usos potenciais dessa folha.
A folha que escolhi, foi retirada de uma amendoeira, também conhecida como castanheira, anoz, árvore-de-anoz, castanholeira, coração-de-nego, castanhola, sete-copas, chapéu-de-sol e guarda-sol. Seu nome cientifico é Terminalia Catappa e sua estrutura pode chegar até 30 metros de altura. Em frente a casa minha vó existem várias delas.
A escolha da folha da amêndoa, a princípio, se deu por uma foto que tirei em um dia de chuva. Esse registro me fez lembrar da atividade e, consequentemente, me trouxe algumas lembranças, como na infância, onde pegávamos as amêndoas (fruto da árvore) para comer as sementes que chamávamos de “coquinho”, e outras várias brincadeiras utilizando a árvore.
A folha é simples, com um comprimento variável, tem alternância de cores, possui formato em V, com muitas nervuras.
Existem várias pesquisas farmacêuticas utilizando suas folhas. Inclusive, estudos indicam que nela, estão presentes elementos com propriedades bactericidas, fungicidas e parasiticidas. Além disso, podem ser utilizadas como decoração em aquários.
Desenho dos contornos e nervuras
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